Controlar a operação de uma frota agrícola hoje é atividade hightech. A prática de controle antiga se baseia em meras opiniões e desempenhos descontrolados de operadores.
Agora até pequenos produtores podem planejar e coordenar operações de campo por frotas de máquinas agrícolas modernas, de forma otimizada, à distância.
Antigos tratores analógicos convencionais são coisas do passado. Atualmente há máquinas semi autônomas que mesmo sem motoristas podem atravessar os campos.
Conforme especialistas na engenharia agrícola, a evolução das frotas rurais é o resultado do desenvolvimento estrutural da transformação digital, pela introdução de recursos que otimizam a aprendizagem da máquina com IA (Inteligência Artificial):
- Direção automática;
- Gestão remota;
- Rede de bordo;
- Softwares operacionais;
- Sensores inteligentes.
Como controlar a operação de uma frota agrícola com sistemas tecnológicos?
Telemática, telemetria, administração de engenharia agrícola, gerenciamento de frotas, enfim, muitos são os nomes para designar essa forma de gestão, que combina mão de obra humana com máquinas para transportar equipamentos em períodos de colheita ou semeação.
Com capacidade de informar detalhes na ponta dos dedos, esses sistemas de gestão estão mais poderosos do que nunca. Existe uma tendência ao barateamento dos preços para usá-los, pois fornecedores concorrem no livre mercado.
As informações completas variam rápido no painel de controle, seguindo as características de cada operação. O software usa tecnologia para gerenciar maquinário e operadoras, na finalidade de otimizar a gestão remota simultânea.
Controle transportes e operadores
Estatísticas operacionais e sobre localização são os dados comuns dos sistemas avançados, para operadores otimizarem o gerenciamento e as deliberações.
Com sistemas inteligentes um gerente sabe no exato momento operacional como operam dez colheitadeiras. Ao clicar na tela do celular, o gestor descobre quais operadores operam melhor ou pior.
A variedade de softwares para gerir frotas agrícolas
Antes de contratar uma tecnologia para administrar frotas é preciso saber que os sistemas funcionam de modo variado, para atender às diversas demandas do campo.
Se você levar em consideração um nível básico, o programa serve para coletar dados gerais. Projetos superiores, além da coleta, também analisam e informam insights aos gestores sobre otimização de recursos, manutenção ou práticas para extrair o máximo dos equipamentos.
Tomadas de decisão com base em dados inteligentes
Conexões remotas, listas de dados personalizados, avisos de serviços e diagnósticos avançados são atributos das tecnologias administrativas para melhorar a tomada de decisão dos gestores, inclusive quanto ao diagnóstico remoto de demandas por assistência imediata.
Na medida em que o recurso tecnológico absorve mais dados, aumenta a facilidade para ele informar informações decisivas aos planejamentos que aumentam a proatividade dos serviços, visando reduzir o tempo de inatividade.
Idealize esse cenário: 100 tratores trabalham no mesmo campo. Ao analisar os dados, a IA determina se as máquinas atingem o máximo desempenho ou requerem ajustes mecânicos.
Assim o gestor só olha na tela para entender o panorama produtivo e realizar novas chamadas, com orientações ao operador que controla a máquina ineficiente.
Menos incertezas nas deliberações
A análise de frota assegura o poder efetivo da tomada de decisão, pois produtores encontram dados claros para impulsionar a produtividade. Essa performance analítica se resume à visão instantânea e realista das operações na fazenda.
Monitorar o tempo ocioso, descobrir gargalos, encontrar hábitos de operadores e gerenciar rápido um número ilimitado de equipamentos, todas estas tarefas são desenvolvidas pela própria tecnologia, que com IA aprende sozinha e informa relatórios cada vez mais inteligentes.
São nos pequenos detalhes que você aumenta o faturamento. Como resultado dos mínimos ajustes na rotina operacional, motivados pelo diagnóstico tecnológico, você pode economizar 1 litro de gasolina por transporte e ver consideráveis benefícios econômicos emergirem no negócio.
5 indicações para controlar uma operação de frota no campo
As dicas para controlar operações de frotas agrícolas se destinam aos gestores que usam algum sistema tecnológico de gestão, no nível de fazenda, capaz de apoiar deliberações em tempo real das unidades móveis.
1 – Investir na automatização
Sim, existe um investimento inicial para a automatização. Mas, automatizar é uma prática que custa cada vez mais baixo. Investir compensa se pensar nos ganhos para a tomada de decisão, na produtividade e redução no tempo gasto nos controles operacionais.
2 – Ter a certeza do pleno funcionamento das operações
Usando softwares para gestão de frotas, você rastreia a qualquer momento os pontos da chácara que têm máquinas em movimento ou paradas. Controle a velocidade do trabalho conforme horários programados das etapas dos serviços.
O próprio sistema contabiliza os dados em um histórico disponível para futuras análises, aos novos planejamentos dos recursos.
3 – Precaver acidente de trabalho e multas
Ao aplicar recursos tecnológicos para o rastreamento dá para saber em que velocidade está cada trator.
Com a métrica do velocímetro em mente, o gestor pode enviar mensagens aos operadores para um melhor controle do ritmo produtivo, seguindo as instruções de trabalho específicas dos lotes.
Diz o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que por causa do dimensionamento, alguns tratores não podem trafegar em vias públicas. Ao rastrear os transportes, um administrador sabe quando o condutor realiza essa prática, a pedido ou não das ordens da administração.
4 – Checar alertas sobre manutenção
No controle da operação de frota na agricultura, uma das principais funções é controlar a manutenção das máquinas. Dessa forma, há menos chances de um trator não funcionar nos horários do expediente.
Alguns sistemas de administração frotista enviam e-mails automáticos, para avisar sobre cada uma das milhares de peças no veículo que demandam reparo ou manutenção.
5 – Perder o medo de investir em softwares de gestão
É um erro pensar que esses programas se destinam às grandes operações somente. Independente do porte das atividades, com tecnologia o produtor gerencia melhor ao reduzir o custo por acre de trabalho.
Relatórios de vazão, umidade, combustível, rotação de culturas e trabalhos de campo ocorrem em tempo real, ao gestor que controla operações de frotas agrícolas com a plataforma de Gestão de Frotas da Segsat.
Clique aqui para saber mais sobre como o S AGRO pode ajudar na sua operação agrícola.