Não é nenhum segredo que a forma de um veículo ser conduzido pode aumentar ou diminuir as despesas. E para empresas com grandes frotas de automóveis, é importante que os motoristas sejam treinados para uma condução econômica.
Adotar algumas boas práticas de direção pode ajudar a empresa a evitar gastos com desgastes desnecessários do automóvel e diminuir os custos com combustível. Por isso, é importante estar sempre atento em como a sua frota está sendo conduzida.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo exclusivo com 10 dicas de boas práticas para condução econômica. Continue conosco e confira o que separamos para você!
1. Evite altas velocidades
Em altas velocidades, a resistência do ar se torna muito mais forte, e isso aumenta o consumo de combustível. Além disso, dirigir em alta velocidade exige um esforço maior do motor, o que pode gerar um desgaste elevado.
Também vale ressaltar que multas por excesso de velocidade são cobradas em cima do percentual que o veículo estava acima da velocidade. Portanto, quanto mais alta for a velocidade do veículo, maior será o valor da multa.
2. Faça manutenção constante
Fazer a manutenção preventiva da sua frota é importante para que se evitem gastos maiores com trocas de peças depois. Além do mais, rodar com algum item que esteja em mau funcionamento pode gerar um desgaste maior dos outros componentes relacionados. Por isso mesmo que o veículo esteja funcionando, é recomendado que se faça a manutenção preventiva.
3. Verifique os pneus
Outra boa prática a ser adotada é sempre verificar a calibragem, alinhamento e o desgaste dos pneus. Rodar com os pneus descalibrados vai exigir um esforço maior do motor e, consequentemente, desgastá-lo de forma bem mais rápida, além de aumentar o consumo de combustível e elevar o desgaste do pneu.
Rodar com as rodas desalinhadas e os pneus “carecas”, além de colocar em risco a segurança da condução do veículo, gera um desgaste maior nos freios, eixos e suspensão. Então, faça periodicamente o alinhamento das rodas e a cambagem dos pneus.
4. Tenha atenção na troca de marcha
Trocar a marcha no tempo errado contribui com o desgaste da embreagem e caixa de transmissão, além de aumentar o consumo de combustível. Por isso, é importante que o condutor conheça o veículo e troque as marchas no tempo certo.
Outro ponto importante é rodar sempre na marcha mais alta possível. Dessa forma, você diminui o atrito do motor e, por consequência, força menos o seu funcionamento. Além de diminuir o desgaste das peças do motor, essa prática ajuda na economia de combustível.
4. Desligue o motor sempre que parar
Mesmo que seja uma parada rápida, desligue o motor. Manter o motor ligado com o automóvel parado pode aquecê-lo, além de consumir combustível desnecessariamente. Vale ressaltar que, mesmo com o veículo parado, o motor se desgasta por estar em funcionamento.
5. Cuidados com o ar-condicionado
O uso do ar-condicionado aumenta o esforço feito pelo motor e, consequentemente, aumenta o seu desgaste e consumo. É claro que se deve utilizar o ar-condicionado. Afinal, se ele está ali, é para ser usado. Porém algumas boas práticas podem melhorar o consumo e diminuir o desgaste, são elas:
- evite ligar o ar-condicionado em trechos de subida;
- sempre que o veículo estiver gelado, desligue o ar-condicionado, pois o ambiente continuará gelado por um bom tempo;
- nunca ligue o veículo com o ar-condicionado ligado;
- só ligue o ar-condicionado quando estiver conduzindo em marcha alta.
6. Tenha um roteiro de frota eficiente
Ter um roteiro de frota bem planejado pode ajudar a reduzir bastante os custos adicionais. Um roteiro bem-feito traçará o menor trajeto para os destinos da frota. Dessa forma, o consumo de combustível será impactado diretamente.
Além disso, fazendo um roteiro de frota bem planejado, é possível evitar estradas em más condições de trafego, o que impacta diretamente a conservação dos veículos. Afinal, viajar por uma estrada esburacada pode danificar a suspensão e eixos, além de aumentar o desgaste dos pneus e freios.
7. Evite conduzir com a marcha desengrenada em descidas
Essa prática popularmente conhecida como “andar na bengala” é um péssimo hábito adotado pela maioria dos condutores. De certa forma, até faz sentido o raciocínio de que deixar o embalo guiar o veículo desengrenado vai economizar combustível, mas é totalmente o contrário.
Quando o veículo está engrenado e o acelerador não é acionado, o próprio sistema do motor corta o fornecimento de combustível. Por isso, se o veículo estiver parado e você engatar a marcha e soltar a embreagem sem acionar o acelerador, ele morre. Porém, se o veículo estiver andando engrenado no embalo, o motor continuará funcionando sem consumir combustível.
8. Atenção na frenagem e aceleração
Acelerar e frear bruscamente contribuem com o desgaste acelerado de vários componentes mecânicos. Por isso, é importante ter muita atenção nessas duas ações. Além disso, acelerar de uma vez faz com que o sistema de injeção libere mais combustível, aumentando assim o consumo. Ainda, a frenagem brusca, além de aumentar o risco de acidentes, pode danificar as pastilhas e lonas de freio, prejudicando o seu desempenho.
9. Utilize o freio motor sempre que possível
A utilização constante dos freios convencionais pode gerar um aquecimento das lonas, prejudicando o seu funcionamento. Então, é indicado, sempre que necessário, diminuir a velocidade que use o freio motor. Além de diminuir o desgaste, reduzirá as chances de uma falha mecânica ao precisar acionar os freios em uma emergência.
10. Utilize telemetria veicular para monitorar sua frota
A telemetria veicular é um recurso tecnológico que permite a captação de dados sobre a condução dos veículos de sua frota. Com esse sistema, você poderá avaliar como cada condutor vem aplicando as boas práticas de direção e, dessa forma, poderá gratificar os condutores que se destacarem e penalizar aqueles que não seguiram as instruções.
Treinar e informar os condutores das melhores práticas para uma condução econômica pode ser uma solução que vai elevar a competitividade do seu negócio.
Seguindo todas essas dicas, com certeza, você terá um desempenho melhor de sua frota. Além disso, essas boas práticas trarão mais economia para sua empresa. Vale ressaltar, que essas ações também tornam os veículos e a condução mais segura, ajudando, assim, a evitar acidentes.
Se você gostou das dicas que separamos para você e quer continuar recebendo conteúdos relacionados, assine nossa newsletter e seja sempre informado das novidades que preparamos para você.