Fazer uma análise de qualidade da condução de frotas é fundamental para proporcionar eficiência e agilidade na realização das atividades no dia a dia e, também, proporcionar maior satisfação do cliente. Mas como saber se está tudo indo bem ou se é necessário para direcionar melhor suas ações nos processos de gestão.
Uma das formas para isso é por meio dos indicadores de desempenho das frotas. Eles serão seus maiores aliados neste processo. Conheça a seguir os 6 principais deles e adote-os em sua gestão de frotas.
A importância de acompanhar os indicadores de desempenho de frota
O desempenho de frota é um dos pontos que merece muita atenção, justamente, porque ele está diretamente ligado com os custos do setor logístico. Por isso, saber manejar essas questões é importante para evitar prejuízos para o setor logístico.
Mas não é só isso. Os indicadores permitem que você possa ter um melhor planejamento estratégico e definir ações a longo prazo. Por exemplo, é uma forma de definir se as rotas definidas estão sendo, de fato, vantajosas, ou se a redução no tempo de trajeto não está sendo favorável, pois o trajeto escolhido gera maior desgaste nos veículos.
Além disso, é possível ter uma melhor gestão dos insumos ligados com a frota. Por exemplo, se você precisa fazer a reposição de lubrificantes nos veículos, é importante garantir que os itens estejam presentes em seu negócio e possa fazer os cuidados necessários.
Como essa reposição é feita após de determinado número de quilômetros rodados, é possível acompanhar esse indicador e saber a hora certa de fazer a manutenção.
Além disso, outras vantagens são:
- ajuda na identificação de problemas de segurança;
- ajuda no consumo de combustível;
- melhora a satisfação do cliente;
- contribui para proporcionar redução de custos.
Quais são os principais indicadores de desempenho de frota
Para conseguir ter as vantagens que listamos anteriormente, você precisa aplicar os principais indicadores de desempenho de frota. Confira a seguir aqueles que precisa conferir.
1. Custos de manutenção
Um indicador importante é analisar quais são os custos relacionados com as manutenções realizadas na frota. Aqui alguns pontos devem ser observados são:
- média de custo por manutenção realizada: aqui será analisado o valor gasto com cada procedimento de manutenção. Isso pode indicar, por exemplo, que você conta com fornecedores que estão fornecendo peças com um valor maior do que o praticado no mercado, encarecendo a manutenção;
- custo médio de manutenções totais: quais os gastos que estão sendo feitos com todas as ações realizadas com reparos e ações preventivas?
- valores médios por tipo de manutenção: é possível identificar os valores gastos por cada tipo de manutenção (preventiva, preditiva, corretiva) e analisar se estão sendo efetivas.
2. Taxa de indisponibilidade da frota
Outro indicador importante é identificar os veículos que estão ficando parados no dia a dia. Isso porque toda vez que um fica parado, isso gera prejuízos para sua empresa.
Afinal, cada veículo que fica parado não pode realizar transporte de carga, dificultando o processo de entrega e proporcionar a condução das cargas de modo efetivo. Ou, então, sobrecarrega outros motoristas, que precisarão atender mais rotas para dar conta da demanda.
Por isso, a análise da Taxa de Indisponibilidade é fundamental. Quando ela está alto, isso pode significar diversos problemas internos, entre eles:
- uso de componentes de baixa qualidade para o reparo;
- baixa qualidade do serviço realizado;
- analisar a condução do condutor, que pode prejudicar o uso do aparelho;
- necessidade de trocar veículos que já estejam demasiadamente antigos.
3. Consumo de pneus
Outro ponto importante é analisar a qualidade dos pneus e o tempo médio de desgaste deles. Isso porque é possível se programar de forma adequada para os rodízios e trocas, bem como também ajuda a identificar se há problemas de condutas inadequadas por parte dos motoristas.
Por exemplo, um desgaste maior do que o esperado pode estar relacionado com condutas perigosas na condução do veículo ou, ainda, conduzindo-o com excesso de carga, o que coloca em risco a segurança dele, do veículo e dos itens carregados.
4. Consumo de combustível
O consumo de combustível é um dos indicadores mais importantes para analisar o desempenho de frotas. Isso porque esse é um custo contínuo, e que deve ser gerenciado para ser otimizado no dia a dia.
Isso vale tanto para proporcionar uma redução dos custos gerais (por exemplo, encontrar rotas que proporcionem menor consumo por terem melhores condições de asfalto), quanto também acompanhar eventuais variações. Afinal, caso o consumo aumente mais do que deveria, pode ser sinal de que é necessário fazer manutenções para corrigir eventuais falhas.
5. Taxas de manutenções corretivas
O indicador de manutenções corretivas é importante para proporcionar a agilidade necessária para reparos importantes. Mas, também, é importante identificar também se há um excesso de problemas que estejam causando um maior volume de manutenções corretivas.
Com isso, é possível identificar se há uma elevação que apresenta sinais de que é necessário fazer algum tipo de intervenção mais consistente para resolver as questões. Por exemplo, se está ocorrendo um maior número de quebras de motor, pode ser necessário fazer uma troca completa em vez de continuar contando com reparos pontuais.
Além disso, ao analisar este tipo de indicador, é possível identificar se o plano de manutenção da frota é insuficiente e se é preciso modificá-lo. Isso pode ser sinal de um plano de manutenções preventivas equivocadas.
6. Idade média da frota
Outro indicador importante para uma boa gestão da frota é analisar a idade média dos veículos. Isso porque muitos deles, quando mais antigos, tendem a ter um maior desgaste, prejudicando o funcionamento e gerando aumento de gastos, entre eles:
- maior intensidade de manutenções preventivas;
- maior necessidade de manutenções corretivas;
- maior consumo de combustível, entre outros.
As tecnologias como aliadas no acompanhamento de desempenho da frota
Fato é que, quanto mais você conseguir manter o acompanhamento de perto dos indicadores de desempenho da frota, mais rapidamente poderá intervir em caso de problemas e proporcionar o acompanhamento necessário para realizar as mudanças necessárias, quando for o caso.
Com isso, sensores e dados gerados pelas rotinas da gestão de frotas poderão ser analisados em tempo real e, caso tenha algum tipo de questão a ser resolvida, isso poderá ser feito de forma proativa, com agilidade e redução das chances de prejuízos.
Para isso, conte com a Segsat. Temos um rol de soluções para ajudar em uma gestão eficiente da frota, além de proporcionar maior segurança para seus veículos.
Entre em contato e saiba mais.