Diversas causas explicam as razões de você inovar na logística: Pandemias, trabalhos remosos, crescimento no comércio eletrônico, demandas por competitividade e corte nos custos são alguns exemplos.
As empresas que não investem na transformação digital para inovar possuem custos crescentes, problemas para dimensionar processos, incapacidade de prever a demanda e dependência do trabalho manual.
Até 2025, cerca de 1.8 trilhões de dólares serão investidos no setor logístico, somente em transformação digital, conforme os especialistas da Gartner.
Estamos em épocas da logística 4.0, na qual gestores de frotas aplicam recursos tecnológicos para armazenar, monitorar, defender, transportar, agilizar e economizar recursos.
As principais tendências da inovação logística
Ao entender quais são as disposições inovadoras na logística você também pode compreender algumas indicações para serem aplicadas em sua empresa.
Os negócios planejam automatizar ao máximo possível as operações logísticas, tornar processos mais flexíveis e melhorar a sustentabilidade econômica, conforme mostra o Logistics Trend Radar.
Como a Internet das Coisas pode inovar na logística?
Com o 5G esse direcionamento tecnológico parece promissor para as logísticas. A IoT (Internet das Coisas) melhora diversos aspectos técnicos como:
- Manutenção preventiva;
- Condições de armazenamento;
- Gerenciamento remoto de estoques;
- Gerenciamento da rota e localização;
- Rastreamento em tempo real com sensores inteligentes.
Inove na logística com RPA
Em diversas partes do mundo existem os robôs móveis, para ajudar humanos a armazenar ou descarregar mercadorias, máquinas fortes e quase ilimitadas na resistência de trabalho com longas jornadas.
Certos carrinhos móveis e veículos são inteligentes o bastante para serem guiados à distância ou no automático, transportando itens entre diferentes locais de um armazém. Drones aéreos podem entregar mercadorias leves.
Para inovar na logística você precisa de hiperautomação
Como significado da hiperautomação você pode considerar um conjunto de tecnologias que buscam elevar a efetividade nas operações logísticas. A principal meta do processo é garantir integração entre:
- Distribuição;
- Aquisições;
- Planejamento;
- Fornecimento;
- Vendas.
Uma combinação cognitiva de sucesso e inovadora que você pode usar na sua logística: IA, OCR e RPA. Considere:
- IA: Inteligência Artificial;
- OCR: Reconhecimento óptico dos caracteres;
- RPA: Automação dos processos de robotização.
Ao somar AI + OCR + RPA, sem envolvimento humano, você pode processar informações para achar itens, confirmar ou realizar pedidos e autorizar transportes.
A logística eficiente necessita de elasticidade?
Diminuir ou aumentar o tempo das operações para cada viagem com facilidade é o objetivo de um sistema logístico elástico. Outra meta está no conceito da estocagem antecipada para evitar prejuízos por flutuações.
Trabalhar com um lado operativo elástico possui pontos negativo e positivos:
- Desvantagens: Excessos de utilização de um mesmo veículo que resulta em mais manutenção, muitos estoques e limitações para armazenar.
- Vantagens: Melhor atendimento, controle de volatilidade dos preços, rotas otimizadas, agilidade e total comando dos pontos de verificação da cadeia de abastecimento.
Uma análise preditiva pode mostrar se a sua empresa deve inovar ou não na logística para aumentar a elasticidade operacional.
Análises preditivas são práticas analíticas de sistemas muito avançados, que encontram projeções e antecipam tendências com base em dados, algoritmos e Machine Learning (Aprendizagem da Máquina).
A logística está na nuvem
Com dados na nuvem é fácil aumentar ou reduzir o volume das operações em sistemas integrados.
Uma das melhores vantagens de trabalhar nas informações online está na capacidade de centralizar análises e designar tarefas, enquanto aplicações automatizam as coletas de dados, os relatórios de desempenho e a acessibilidade.
Uma logística que aprende sozinha
Análise de Big Data com IA (Inteligência Artificial) e Machine Learning é um investimento para economizar no futuro, em tempo ou dinheiro.
Com facilidade você encontra soluções para problemas tradicionais e melhora a funcionalidade de um negócio, graças à IA, que ajuda robôs ou gestores humanos a tomarem decisões inteligentes.
Os algoritmos de aprendizagem auxiliam as empresas com frotas a diminuírem custos e trabalho manual.
Leitura de código de barras
Melhore os processos ao habilitar scanners, computadores e outras tecnologias para a capacidade de ler códigos de barras, um meio de leitura de dados ainda dominante.
Aplicações avançadas podem ler códigos mal impressos, tortos, confusos ou danificados.
A tecnologia blockchain serve para logística?
Sim. Para uma logística segura, a plataforma blockchain pode servir como um excelente livro de transações digitais com valor legal.
Essa tecnologia famosa pelos criptoativos gera mais segurança, para negociar com criptomoedas ou compartilhar dados confidenciais que não são corrompidos no processo.
Modelos 3D para simular com excelente qualidade gráfica
O físico pode virar uma cópia digital. Em modelos 3D, você simula os resultados das alterações na instalação, sem mudar nada de lugar fisicamente. Dá para saber como fica a estética com novos layouts ao depósito.
Como ter eco logística?
A logística verde investe em medidas para reduzir o impacto ambiental nas operações, o que resulta na economia de recursos da empresa.
As coordenações logísticas beneficiam o ecossistema ambiental e econômico. Essa inovação sustentável pode ser uma realidade na sua empresa com cortes de:
- Veículos que consomem combustíveis fósseis exageradamente;
- Armazéns que funcionam com muito gasto de energia e sem lâmpadas led;
- Planejamento de rotas longas.
Medidas para otimizar o lado verde da empresa: Logística reversa planejada, automatização de máquinas e introdução ao uso de robôs.
Armazéns mais automatizados e inovadores
Pela busca global de reduzir o envolvimento humano nos processos empresariais, a perspectiva é de existir cada vez mais automatização em armazéns.
Com o tempo, empresas de todos os portes entendem a necessidade comercial de investir em robôs móveis, previsões automatizadas, análises avançadas com dados e soluções de visão computacional.
Esforços combinados permitem aos negócios reduzirem tempo de processamento e entregas, ao mesmo tempo em que diminuem os erros humanos pela exatidão das operações robóticas automatizadas.
Melhor tratamento com dados
Inovar na logística requer uma mudança no tratamento dos dados. Centralize as informações distribuídas entre diferentes canais da empresa para depois convertê-las em análises avançadas.
Utilize o software para gestão logística da SegSat na finalidade de transformar os dados em insights, para inovar no lado logístico do seu negócio. Com essa inovação tecnológica você aperfeiçoa a entrega, as previsões de demanda, o panorama digital completo da cadeia de suprimentos e muito mais.